TEMA DE INAUGURAÇÃO
- Michele Cristina
- 29 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Como já sabem é com muita alegria que nós do Coletivo Beagá, abriremos nossas portas em um local mágico onde se encontra todo o "Mineirês" em cada elemento, desde seu ambiente, serviços e produtos.
E em nossa inauguração que ocorrerá nesta semana 15, 16 e 17\08\2019 você se deslumbrará de nossas peças e irá de encontro com as cidades históricas de Minas Gerais, através do tema “Arquitetura Colonial”.
Para ficar por dentro do tema:
As cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João Del Rei, dentre outras, se levantaram com uma grande influência da colônia Portuguesa, sua arquitetura possuíam aspecto uniforme, com ruas delimitadas pelas edificações e sem passeio público. A ausência de vegetação também é uma característica marcante destas cidades. As tipologias arquitetônicas residenciais eram a casa térrea e o sobrado, ambas construídas sobre os limites laterais e frontais do terreno, com padronização de suas plantas. A cobertura era normalmente de telhado em duas águas, com telhas cerâmicas, sendo assim a água da chuva era escoada para a rua e para os fundos do terreno. Era comum a utilização de telhas nas paredes laterais, para evitar problemas de infiltração.
Com religião católica trazida pelos jesuítas vieram as edificações barrocas (igrejas, mosteiros, colégios e conventos, estátuas) localizadas em locais altos, recebendo destaque na paisagem urbana.
A arquitetura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.

E nosso integrante convidado mais que especial, é o arquiteto mineiro de Belo Horizonte Francisco Lucco, formado pela UFMG e especializado por grandes universidades estrangeiras, um grande profissional reconhecido principalmente por trazer a essência da arquitetura colonial para a modernidade em seus trabalhos.

Para já dar um gostinho na boca, confira os elementos de interpretação da coleção de inauguração, as famosas portas das cidades históricas, cheias de cores e vida.

Até o coquetel, estamos ansiosos.
Um abraço!
Comments